sábado, 22 de agosto de 2009

Certidões de nascimento serão padronizadas no país a partir de 2010

As certidões de nascimento, casamento e óbito terão o mesmo modelo do Oiapoque ao Chuí. O governo federal criou um modelo padrão de certidões que poderá ser impresso pela Casa da Moeda. Neste novo modelo, haverá uma matrícula para cada cidadão em que informará o número da Declaração de Nascido Vivo (DNV), do cartório de registro, além do livro e da folha.
As novas certidões serão à prova de falsificação e estarão disponíveis nos cartórios a partir do dia 1º de janeiro de 2010. Nas certidões, haverá um espaço para observações, onde o oficial do cartório poderá fazer anotações sobre a vida da pessoa: se ela casou, se divorciou, morreu.
Os brasileiros adultos que não têm registro civil de nascimento nem o número da Declaração de Nascido Vivo devem procurar o cartório acompanhado de duas testemunhas para conseguir a certidão. Não é preciso ajuizar ação ou qualquer outro procedimento judicial.
Quem tem o modelo de certidão antigo não precisará procurar o cartório para obter uma segunda via. Os que, por alguma razão, precisarem de alguma certidão receberão o novo modelo a partir de janeiro. A medida só é possível graças ao Cadastro Nacional de Cartórios, iniciativa que unificará em um banco de dados na internet todos os cartórios do País.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BNDES vai financiar a construção do Museu Pelé

Pelé assinou hoje no Rio, juntamente com Luciano Coutinho, um contrato de apoio financeiro do BNDES, para a restauração do Casarão do Valongo, em Santos, onde será instalado o Museu Pelé.
As obras se restauração do Casarão do Valongo, construído em 1865 e atualmente em ruínas, deverão começar em janeiro de 2010, e concluídas dois anos depois. O casarão estava abandonado há cerca de 50 anos. O empreendimento inclui, em uma de suas áreas, a construção de um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer em homenagem a Pelé.
Os recursos do banco, no valor de R$ 6 milhões, serão concedidos no âmbito da Lei Rouanet à Ama Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental no Brasil. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) é responsável pela captação de recursos para o projeto, já tendo arrecadado quase R$ 2 milhões das empresas Fosfértil e MRS Logística.
“Nós estamos aqui de passagem. E a única coisa que nós podemos deixar para as novas gerações é um registro como esse. Peço a Deus que eu esteja com muita saúde para ver isso pronto”, afirmou o rei do futebol.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Os meus "Dias da Independência"

Eu declaro que o primeiro domingo de setembro será o dia da independência minha de meu celular. Nesse dia, eu esqueço dele completamente. Vou deixá-lo desligado e nem vejo se têm chamadas não atendidas, recados e mensagens na minha caixa postal. Pronto! Tá acertado! Será o primeiro grito de "Dia da Independência". O primeiro domingo de outubro será o dia da independência de meu computador. Eu prometo esquecer me dele completamente. Nada de entrar em sites, msn, blog e até uma minha atividade preferida e gratificante que é ganhar no jogo de damas de todos os adversários estrangeiros.
Assim que chegar o primeiro domingo de novembro eu vou declarar independência de meu carro. Podem estar certos que ele ficará sem o seu tradicional banho de final de semana, no qual quem mais fica molhado sou eu.
Aí....No primeiro domingo de dezembro eu terei um dia da independência total e muito especial. Como irá terminar mais um ano, eu declaro que este será um dia da independência somente meu.
Agora você pode não somente contar para todos, bem como pode dar o seu grito de "dia da independência" do trabalho, do parceiro, da sogra, dos filhos e assim também descobrirá que faltará dia na folhinha.

domingo, 9 de agosto de 2009

Patrão, você está "despedido"!

Dor e saudade na despedida do fundador da Folha de Londrina, João Milanez.

No Brasil, os desgostos são bem mais comuns no mês de agosto. Não creio que o fundador da Folha de Londrina, a seu gosto, escolheria tal mês como o de despedida da vida. Aqueles que gostam de explorar coincidências de numerologias logo vão associar o dia da morte, dia do sepultamento, ano e a idade do João Milanez.

Estão noticiando que foi aos 85 anos, porem o seu irmão Ferdinando me assegura que a idade correta é 86 anos. Segundo ele, a explicação está no fato que, à época, os pais não faziam os registros a cada nascimento dos filhos. Uma outra coincidência é que João Milanez, e seu jeito absoluto de “paizão” foi sepultado no Cemitério Parque das Oliveiras, no dia dos pais. E todos estamos perdendo a figura insubstituível do jornalista João Milanez, “o patrão”.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009