segunda-feira, 11 de maio de 2009

O ANEL

O aluno chegou a seu professor com um problema.
Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa e não tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou um “nerd” e muito idiota. - Como posso melhorar?
-O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor sem olhá-lo disse:
- Sinto muito meu jovem, mas agora não posso ajudá-lo. Devo primeiro resolver o meu próprio problema . Talvez depois...
E fazendo uma pausa completou:
- Se você me ajudar, eu posso resolver o meu problema com maior rapidez e depois, talvez, posso ajudar a resolver o seu.
- Claro professor! Gaguejou o jovem, ms se sentiu outra vez desvalorizado.
O professor tirou um anel do dedo pequeno, deu ao garoto e disse:
- Monte no cavalo e vá até ao mercado, deve vender o anel , porque tenho que pagar uma dívida. E preciso que obtenha pelo anel , o máximo possível. Mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido que puder.
O jovem pegou o anel e partiu.
Mal chegou ao mercado , começou oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.
Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele. Mas só um velhinho foi amável., a ponto de explicar que uma moeda de ouro é muito valiosa pra comprar o anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a ofertar uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem recusava e seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro.
Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrar de preocupação o seu professor, para, poder receber a sua ajuda e conselhos.
Encontrou o professor e disse:
Mestre, sinto muito mas é impossível o que me pediu, talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- Importante o que me diz, meu jovem. Exclamou sorridente.
- Devemos sabe primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor que ele para saber avaliar e informar o valor do anel?
Diga que quer vender este anel e veja quanto ele dá pro ele. Mas não importa o quanto lhe ofereça, não venda. Traga de volta o meu anel. O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou e disse:
- Diga ao seu professor que como ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro.
-Quanto? 58 moedas de ouro! - Exclamou o jovem.
- Sim, explicou o joalheiro. Eu sei que com o temo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas , mas se a venda é urgente...
o jovem correu emocionado à casa do professor para contar o que ocorreu.
Sente-se, disse o professor, e depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, falou calmamente.
-Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. Só pode ser avaliada por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor?
E dizendo isto voltou a colocar o anel no dedo. Todos nos somos como essa jóia: valioso e únicos. Andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Só o especialista, JESUS, o grande joalheiro, sabe o seu real valor, por isso nunca aceite que a vida desminta isso.
REPENSE O SEU VALOR!!!
Autor deconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário